O óleo de cozinha muitas vezes é simplesmente lançado na própria pia, traz riscos alarmantes para o meio ambiente, já que quando chega aos rios se torna uma camada sobre os seus leitos se torna impossível a penetração solar, resultando na falta de oxigenação das águas e posteriormente na mortandade da vida aquática. Algumas redes de supermercados possuem postos de coleta do óleo, que são reciclados e transformados em sabão por cooperativas, aumentado assim a renda de várias pessoas.
Falta conscientização da população em relação ao descarte correto, e local disponibilizados por órgãos públicos para a realização desse descarte. Cabe também a população não lança-lo no solo, em falta dos postos de coleta, descarta-los para o pessoal da limpeza urbana em garrafas pets que os próprios órgãos darão devidos descarte ao material. Porém a melhor maneira é oferecer esse óleo que viraria um impermeabilizante do solo às pessoas que o transformarão em sabão, além de ajudar o meio ambiente ainda estará contribuindo em uma ação social.
Marcilene da Silva Santos
Curto muito essa idéia... o brasileiro só vai começar a perceber o quanto é grave esse tipo de descarte quando o preço da água potável começar a subir e ficar indisponível...
ResponderExcluir